Os desafios das PME em terceirizar serviços para grandes empresas

Empreender é um desafio e tanto. Exige disciplina, conhecimento técnico, boas ideias, resiliência, enfim pensar na sustentabilidade do negócio a todo instante. Um desafio bastante particular é quando se está à frente de uma PME e esta presta serviços terceirizados para grandes companhias.

Terceirizar para grandes empresas, se o empreendedor estiver focado e aberto, é uma oportunidade de melhorar o seu próprio serviço.

Empreender exige busca contínua do conhecimento

Nessas mais de três décadas de atividade empresarial, acumulei diversas experiências – positivas e outras nem tanto – e tenho como hábito avaliar esse conjunto de informações. É um exercício sobre como as ideias se dão na prática; e como a prática pode ser materializada de diversas formas. Um ponto, entretanto, é certo: o conhecimento deve ser algo a ser buscado continuamente pelos empreendedores.

Série debate Gestão de Processos nas MPE

Suely Dias dos Santos, CEO da TÉCNICA Gestão Documental, compartilha sua experiência de mais de três décadas a frente de uma MPE num série de vídeos no YouTube.
O primeiro vídeo já está no ar, um conteúdo relevante para quer está iniciando – ou planejando iniciar – seu negócio. “Para os novos empreendedores sempre digo: sempre busquem conhecimento, esse é uma das mais importantes chaves para o sucesso. Dessa maneira, quero contribuir com os novos empreendedores”, reforça Suely.

Terceirização de arquivos: confiança e expertise

Há anos a terceirização de serviços é uma opção interessante para potencializar resultados, sejam eles operacionais ou financeiros. Por um lado, a contratante tem a vantagem de focar na sua atividade principal e contar com uma contratada especialista no tema, que, em geral, desenvolve a prestação de serviço com altos padrões de excelência.

Técnica no Facebook e Instagram

A Técnica Gestão Documental agora está presente no Facebook e no Instagram. Siga a empresa e fique atualizado sobre todas as novidades em Gestão Documental. Acesse: Facebook Instagram

2020, o ano que – mais do que nunca – as micro e pequenas empresas se reinventaram

São inúmeros e vastamente conhecidos os desafios ao empreendedorismo: burocracia excessiva, carga tributária alta e complexa, dificuldade de acesso a linhas de créditos, gestão financeira e de pessoas. Em 2020, adicione-se a crise sanitária global. As micro e pequenas empresas cabiam se adequarem o mais rapidamente possível ao novo momento histórico para continuar.

Alerta na Gestão de Documentos evita crises.

Numa abordagem orgânica de um arquivo, seja ele físico ou digital, a etapa de acompanhamento, por vezes, não é tão assertiva quanto o desejado. Em linhas gerais, há diretrizes bem consolidadas para saber como e por quanto tempo arquivar, com possibilidade de indicadores automáticos para o follow up de documentos. Por isso, a importância de follow ups automatizados, com sinalizadores de alertas para os responsáveis.

Arquivista, uma profissão do futuro.

Afinal, o arquivista será uma profissão fadada a acabar por conta das ferramentas digitais que cada vez mais estão sendo incorporadas ao processo de gestão documental?
Suely nossa CEO, entende que não, pelo menos não no curto ou médio prazos, e ela explica neste artigo.

O controle de gastos e os arquivos

O restrito controle de gastos é uma das ferramentas mais relevantes para controlar e manter a saúde financeira das empresas – e mesmo das finanças pessoais. Sem um controle efetivo dos gastos, desequilíbrios pontuais podem se tornar estruturais e comprometer a funcionalidade das operações. Quero reforçar como arquivos organizados e usados de forma estratégica podem ser extremamente valiosos.

A necessária revisão de processos

Passados alguns meses do início das restrições impostas pela pandemia, algumas situações já podem ser percebidas – e são indicadoras de que, por exemplo, tendências de longo prazo passaram a ser urgências de curtíssimo prazo. O exemplo mais relevante é o aprofundamento do home office.

“Levar” o trabalho, de forma integral, para casa ou para qualquer outro lugar que o profissional queira é uma experiência nova e, portanto, vai exigir um aprofundamento dos debates em torno da revisão de processos.

Arquivos em nuvem, solução para instituições de ensino.

Fica cada vez mais evidente que praticamente todos procedimentos e práticas administrativas foram ou estão sendo revistos. Entendo que a pandemia, de certa forma, antecipou ou apressou essa ruptura, com grande celeridade na adoção ou aprofundamento de soluções digitais.
As instituições de ensino não fogem desse novo cenário. A digitalização dos documentos e o arquivamento em nuvem já são uma realidade em algumas instituições, uma solução que precisa ser levada em conta por escolas, principalmente de médio e pequeno portes.

Virtualização de processos melhora o negócio?

A crise sanitária deu celeridade a algumas tendências no mundo corporativo, como a inclusão do home office na rotina. Essas mudanças são viáveis pelo estágio atual das ferramentas online. Sem elas, seria praticamente impossível aprofundarmos uma série de atividades.
Vários pontos, porém, deverão ser revistos, num processo natural de melhoria e existem algumas questões para potencializar a eficiência e, consequentemente, os resultados, e uma delas é organizar processos.