A necessária revisão de processos


Passados alguns meses do início das restrições impostas pela pandemia, algumas situações já podem ser percebidas – e são indicadoras de que, por exemplo, tendências de longo prazo passaram a ser urgências de curtíssimo prazo. O exemplo mais relevante é o aprofundamento do home office.

 

Esse novo momento está exigindo uma adaptação muito rápida dos profissionais – o aprender fazendo – e, embora os resultados apontados até agora de eficiência tenham sido positivos, naturalmente o modelo impõe uma necessária revisão de processos para parametrizar eficiência e indicar o alcance da redução de custos, entre outros indicadores.

 

Nada de novidade, diga-se. Esses parâmetros são rotineiramente revistos numa visão macro de melhoria contínua. A questão é avaliar as novas variáveis relacionadas ao trabalho remoto. E, nesse ponto, o acesso às redes corporativas, o compartilhamento de informações online, geram preocupações quanto à segurança das operações.

 

Chama a atenção recente levantamento da Kaspersky que aponta que 90% dos profissionais em home office que cometem erros de cibersegurança acreditam que não estão cometendo falha alguma. Esse percentual foi detectado em um treinamento de conscientização de segurança para o trabalho remoto.

 

Na Gestão Documental o cuidado no acesso remoto aos documentos sempre foi uma preocupação muito relevante, não só pela segurança, mas pela organização geral – desde a entrada ao descarte do documento – e, principalmente, pelo acesso rápido e preciso ao que se busca.

 

“Levar” o trabalho, de forma integral, para casa ou para qualquer outro lugar que o profissional queira é uma experiência nova e, portanto, vai exigir um aprofundamento dos debates em torno da revisão de processos.

 

Suely Dias dos Santos

CEO da Técnica Gestão Documental