Virtualização de processos melhora o negócio?


A crise sanitária deu celeridade a algumas tendências no mundo corporativo, como a inclusão do home office na rotina. Essas mudanças são viáveis pelo estágio atual das ferramentas online. Sem elas, seria praticamente impossível aprofundarmos uma série de atividades.

Vários pontos, porém, deverão ser revistos, num processo natural de melhoria. Respondendo à pergunta do título deste artigo, sim é a resposta, digamos, padrão. Mas, existem algumas questões para potencializar a eficiência e, consequentemente, os resultados, e uma delas é organizar processos.

Organizar processos exige conhecimento do processo e todas as suas implicações em outras rotinas operacionais. Então, um novo cenário corporativo exige revisitar ou mesmo construir novos processos, mapeamentos, avaliação de fluxogramas.

Sem organização, o risco é que os sistemas entreguem informações que não atendam mais as novas necessidades.

Os arquivos são a grande fonte de informação corporativa e são comumente alvos de processos digitais pouco preocupados com a organização documental.

Existem inúmeras soluções que podem tornar o arquivo digital e criar processos altamente eficientes. Mas, é necessário, antes de tudo, visão sistêmica e compreensão da importância dos documentos. Ai, sim, a virtualização vai melhorar – e muito – o negócio.

 

Suely Dias dos Santos

CEO da Técnica Gestão Documental