O conhecimento ao alcance de todos

Recentemente tive acesso a um grande arquivo de trabalhos acadêmicos. Eram uma infinidade de artigos e informações relevantes com um conteúdo muito interessante. O problema: tudo estava em papel.

Sim, atualmente é quase que mandatório que toda a produção técnica-científica (e, também, culturais, educacionais, enfim todo a produção do conhecimento humano) esteja disponível para consultas online, abertas ou não para o público em geral.

Acredito, e isso é apenas uma percepção, que, de uns tempos para cá, tudo o que foi produzido já está no espaço virtual, em diferentes formatos, mas disponíveis para consulta. Mas, fica a pergunta: e as produções mais antigas, que formaram a base do conhecimento atual? Estão disponíveis para fácil consulta?

O conhecimento humano, em todas as áreas e em linhas gerais, avança a partir de determinado patamar. Portanto, o conhecimento atual é resultado de inúmeros avanços do pensamento, e deixar inúmeras teses, artigos técnicos, resenhas, fora do meio digital não me parece adequado.

Ainda mais agora que os custos de digitalização estão em patamares mais acessíveis e inúmeros recursos podem ser aplicados quando da execução do serviço (cabe uma observação: digitalizar não é tirar uma cópia).

Acredito que este é o momento de as instituições pensarem a respeito, até porque as que não deixarem as informações disponíveis podem, eventualmente, perder relevância ao longo do tempo.

 

Suely Dias dos Santos

CEO da TÉCNICA Gestão Documental

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Em nossa trajetória, nos orgulhamos por ter conquistado grandes clientes e parceiros de variadas áreas de atuação.

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