TÉCNICA: 35 anos entregando as melhores soluções em Gestão Documental


Este mês de agosto é muito especial. Há 35 anos, mais precisamente no dia 27 de agosto, criei a TÉCNICA baseada na minha experiência como secretária executiva de que havia uma demanda a ser atendida.

E, como pude comprovar na prática, havia mesmo. Olhando agora para aquele momento, a ideia foi audaciosa: largar a estabilidade de um emprego formal e partir para um negócio próprio. Atualmente chamamos isso de empreendedorismo.

E um empreendedorismo feminino, o que agregava maior desafio ao negócio, principalmente na década de 1980. Naquela época, mais do que hoje, a ideia da mulher empreendedora ainda engatinhava e era necessário provar muito mais sua capacidade de realização, e não havia visibilidade e abertura nos meios empresariais.

Então, o desafio era dobrado: criar uma empresa desbravando um novo mercado, o da Gestão Documental, que à época era praticamente inexistente; e superar o preconceito de ser uma mulher liderando a empresa.

Pois bem, esses desafios foram superados com trabalho, muito trabalho, e uma luta positiva a favor das mulheres nos negócios, e espero ter contribuído para maior visibilidade das empreendedoras. Hoje, a TÉCNICA Gestão Documental é empresa reconhecida em seu meio como uma das melhores do mercado e já contribuiu com inúmeros projetos na área com excelência e com um processo inovador.

Com equipes treinadas na Metodologia TECSTAR®, ferramenta que criei e que foi reconhecida pela Biblioteca Nacional, não paramos. Focamos na excelência e no acompanhamento constante das mudanças administrativas, gerenciais e tecnológicas com impacto direto na Gestão Documental.

Foi esse esforço que nos levou a desenvolver novas soluções ou atualizá-las continuamente (veja “Trajetória TÉCNICA” e saiba mais). Não foi fácil, nem nunca acreditei que seria.

Sempre acompanhei exemplos de mulheres que empreenderam seus negócios, lideraram seus países, ou que cuidaram de sua família como líderes. Gosto de citar Golda Meir e Margareth Thatcher que, respectivamente, estiveram à frente como primeiras-ministras de Israel e do Reino Unido, por terem convicção e firmeza para nunca desistirem de seus objetivos; e minha tia Alzira, formada em práticas comerciais, nos anos de 1950, com grande tino para organizar os negócios da família. São essas, entre outras, minhas inspirações.

São memórias afetivas e pessoais que carrego e que me deram força e determinação para seguir em frente, empreendendo.

Agradeço a todos clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros que fizeram e fazem parte desta história.

Suely Dias dos Santos

CEO da TÉCNICA Gestão Documental

 

Trajetória TÉCNICA: inovação e atendimento integral ao cliente

A história da TÉCNICA é pautada, desde sempre, em dois pilares fundamentais: a busca pela excelência no atendimento e na prestação de serviço e a criação de soluções sempre atuais e baseadas nas necessidades do cliente.

O passo inicial da empresa foi o desenvolvimento de uma metodologia inédita. Reconhecida pela Biblioteca Nacional, em 1990, a metodologia TECSTAR® é um processo voltado à Gestão Documental alinhado aos padrões de qualidade e boas práticas para o controle dos arquivos.

A criação e registro da metodologia surgiram da experiência profissional como secretária executiva, quando Suely Dias dos Santos percebeu a dificuldade que os profissionais encontravam para gerenciar arquivos, e, também, de sua formação acadêmica. Como pedagoga, levou o didatismo de estruturar métodos para organização de arquivos empresariais.

Desde então a TÉCNICA não parou, ampliando portfólio de soluções, a empresa contabiliza nesses seus 35 anos de atuação o atendimento a empresas dos mais variados portes e segmentos econômicos, entregando sempre resultados consistentes.

Destaque para a tecnologia própria da plataforma de Gestão Documental, a TECSTAR® WEBPLUS 2.0. A grande vantagem de ser desenvolvedora de sua própria tecnologia é a possibilidade de customização para as necessidades dos clientes.

Entre os serviços nos quais a TÉCNICA é especialista estão:

» Racionalização e Organização

» Digitalização

» Guarda de Arquivos em Nuvem – Plataforma TECSTAR® WEBPLUS 2.0 – terceira geração

» Guarda de Documentos

» Consultoria em Processos Documentais

» Serviços de apoio à Gestão Documental

» Terceirização dos arquivos na planta do cliente

 

Prêmios

– Superação Empresarial 2007 – Finalista

– Superação Empresarial 2008 – Finalista Estadual Serviços

– MPE Brasil 2010 – Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – Serviços Finalista Estadual

– MPE Brasil 2013 – Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – Finalista Categoria Serviços