O superlativo mercado de SaaS


Recente publicação da Report Linker estimou que o mercado de Software como Serviço (SaaS) deve saltar de US$ 68 bilhões para US$ 219 bilhões entre 2020 e 2027, crescendo a um CAGR (taxa de crescimento anual composta) de 18,2%. São números superlativos e que nos fazem refletir o impacto dos SaaS nos negócios.

Vale uma breve retomada, SaaS é quando um fornecedor disponibiliza soluções de tecnologia baseado na nuvem, e a empresa/pessoa contratante não precisa instalar ou atualizar softwares, bastando acessar a internet e usar a solução, sem instalar programa ou aplicativo no seu computador ou em outra plataforma. A pioneira nesse segmento foi a Salesforce, uma ferramenta de gerenciamento de relacionamento com clientes.

Hoje, vivemos rodeados de modelos de negócios baseados no SaaS e, por vezes, nem percebemos, tais como os streaming de vídeos, como Netflix, GloboPlay e Amazon Prime, ou de música, como o Spotify.

Acredito que, entre as vantagens de se utilizar SaaS, a maior delas talvez seja, no caso de o cliente ser uma empresa, seja o fato dela não precisa investir no necessário desenvolvimento contínuo da solução. O fornecedor é responsável por incorporar inovações, atualizá-lo e, além disso, garantir integridade e segurança dos dados e de todo fluxo de informações que passa no canal.

Nosso SaaS é o Webfile, que disponibiliza aos clientes uma plataforma completa de Gestão Documental. Temos o grande desafio de integrar essa ferramenta com as diversas outros softwares utilizados por nossos clientes e garantir maior eficiência na oferta de informações e controle dos arquivos.

Muitas das grandes ferramentas de gerenciamento global se propõem a desenvolver módulos de Gestão Documental. Nossa vantagem competitiva, porém, é a expertise no tema, o que garante um controle mais efetivo. E, para continuar atendendo com excelência as aspirações dos clientes, em breve chegará ao mercado a versão Webfile 2.0, com novas funcionalidades.

Suely Dias dos Santos

CEO da TÉCNICA Gestão Documental