O cliente no centro das decisões das micro e pequenas empresas


Não conheço ninguém na minha trajetória de empreendedora que não concorde com a afirmação: a excelência no atendimento é fundamental para a sustentabilidade do negócio. Parece um tanto óbvio, mas, garanto, nem sempre a teoria se dá na prática.

 

Um fato importante para que isso não ocorra é que, muitas vezes, as micro e pequenas empresas não percebem que estão indo em mão inversa ao discurso que as próprias exaltam e valorizam. Avalio que por trás dessa postura está uma falta de entendimento sobre como atender bem o cliente.

 

Muitas micro e pequenas empresas, principalmente as que estão há tempos no mercado e têm resultados operacionais positivos, se agarram a um modelo de sucesso e tendem a não estarem abertas as mudanças de cenários. Dessa forma, não buscam atuar proativamente para, antes mesmo do cliente desejar, apresentar nova soluções, novos produtos, novos serviços.

 

O cenário de crise sanitária antecipou algumas situações, tendo como exemplo mais robusto e visível o aumento das atividades online (vendas, divulgação etc). E, hoje, temos um cenário totalmente diferente do que o existente no período pré-pandemia. As mudanças e evoluções sempre ocorreram, a agilidade e a velocidade das mudanças é que estão num novo patamar, com exigências muito maiores para todos os empreendedores.

 

Estar aberto e buscar soluções que os próprios clientes ainda não esperam é um dos pilares de sustentabilidade da Técnica nessas mais de três décadas de atuação no segmento de Gestão Documental. Inicialmente criamos uma metodologia, depois terceirizamos arquivos, desenvolvemos uma plataforma para gestão de documentos físicos e digitais (atualizada continuamente), oferecemos soluções B2B, serviços de digitalização e consultoria, enfim ampliamos continuamente o portfólio. E tudo isso já com uma carteira consolidada de clientes de todos os portes, desde o pequeno arquivo até grandes corporações.

 

O sucesso de hoje não garante a sustentabilidade do negócio no longo prazo. Pense nisso e esteja atento às oportunidades – elas serão decisivas para o sucesso de seu empreendimento.

 

Suely Dias dos Santos

CEO da TÉCNICA Gestão Documental