Instituições de saúde e a Gestão Documental

Um dos principais valores das instituições de saúde (hospitais, centros médicos, clínicas) é a segurança do paciente. Poucos, porém, fazem uma correlação direta entre a segurança do paciente e a Gestão Documental.

Pois bem, é fundamental essa organização. Além de sistematizar rotinas administrativas, a Gestão Documental é fundamental para garantir a excelência na troca de informações sobre e do paciente. O ponto central, claro, são os prontuários médicos que, reforçando, é um documento do paciente!

O prontuário, onde estão todas as informações sobre o paciente, deve ser arquivado, segundo determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM), por 20 anos. E os eletrônicos, devem ser guardados permanentemente. Só essa informação já deixa clara a necessidade de armazenar documentos com eficiência, eliminando todos os riscos de extravio e perda.

Além de garantir maior segurança para os documentos, implementar uma metodologia de Gestão Documental permite:

– Reduzir espaços com arquivos físicos

– Reduzir a circulação de documentos

– Ampliar a eficiência na busca, consulta e descarte dos documentos

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