BPO em pequenas empresas. Porque não?


O Business Process Outsourcing – BPO é, em linhas gerais, a terceirização de processos de negócios com o apoio de ferramentas de tecnologia da informação. Como especialista em Gestão Documental, desenvolvemos um produto, chamado de BPO para Mapeamento de Processos, que permite excluir pontos críticos dos processos em geral, incluindo aqueles diretamente relacionados aos arquivos. Os ganhos incluem ampliação da produtividade, apoio em decisões estratégicas e suporte às operações de rotina.

Por sua característica, o BPO, muitas vezes, é considerado uma ferramenta que atende apenas grandes corporações. Isso é um equívoco, pois as ferramentas podem – e devem – ser adaptadas para qualquer modelo de negócio. Pensando dessa forma, a Técnica criou uma solução específica para pequenas empresas – e ampliou a abordagem, atuando como uma consultoria completa para otimizar e racionalizar processos e fluxos internos.

Minha experiência de mais de três décadas atuando em processos de arquivos, indica que as pequenas e microempresas têm muito a ganhar com o BPO. E estamos falando de muitos empreendedores (existem, segundo o SEBRAE, mais de 9 milhões de microempresas que são responsáveis por 27% do PIB), pessoas determinadas a fazer o seu negócio crescer.

Ocorre que existem muitos entraves nesse caminho, e alguns contribuem negativamente: falta de planejamento, falta de conhecimento sobre processos de gestão e desperdício de recursos (tempo, inclusive) com situações que não estão no foco do negócio. Esses três pontos podem ser combatidos com a implementação de processos efetivados e pensados para o negócio.

Longe de ser algo elitista, no sentido de só atender grandes e médias empresas, o BPO é uma solução que, sim, vale para as pequenas empresas.

 

Suely Dias dos Santos

CEO da Técnica Gestão Documental